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Categoria: Hospedagem, Tutoriais

Gerenciar email com GMail

Principais vantagens
1. AntiSpam avançado com algorítimo do google

2. Acesso POP3 e SMTP utilizando servidores do google

3. Webmail em Ajax, rápido e eficiente

4. Página de login personalizada com o logo de sua empresa

5. POP e SMTP via outlook/outros ou webmail

7. É grátis

Visão geral sobre o Gmail
Gmail é um serviço do google que disponibiliza contas gratuitas de email com uma interface web 2.0 e quase 3GB de espaço para armazenar as mensagens.

Gmail no seu domínio
Agora você já pode utilizar o gmail com seu próprio domínio. Este tutorial lhe ensinará como configurar o gmail para um domínio hospedado na PACHOST. Fazendo isto, todo tráfego de e-mail será gerenciado pelo google. Este serviço é gratuito!

Mãos a obra: passo a passo

Note que para cada domínio você deve realizar estes passos

Passo 1 – crie uma conta google: se você já tem uma conta google, pule para o passo 2. Se você ainda não tem uma conta google, crie gratuitamente utilizando este link:

https://www.google.com/accounts/NewAccount?continue=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2F&hl=pt-BR

Passo 2 – fazer login: efetue login com sua conta google neste link: Aqui

Passo 3 – cadastro: você será encaminhado para uma página solicitando dados sobre sua organização. Digite os dados de sua organização, informando nome, domínio, número de contas de email necessárias. Responda Sim para “A sua organização disponibiliza contas de e-mail?”. Responda “Exim” para “Em caso afirmativo, qual o sistema de e-mail da sua organização?”, como mostra a imagem.

Passo 4 – criando uma conta de administrador: se tudo deu certo, o google agora irá solicitar que você crie uma conta para administrar o gmail para este domínio. Ou seja, uma conta gerente que ficará responsável por criar emails, deletar emails, alterar senhas, etc. No nosso exemplo utilizamos o login admin@seudominio.com.br

Passo 5 – adicionando o serviço: pronto! Sua conta de administrador foi criada. Clique em “Adicionar serviços selecionados”

Passo 6 – criando as contas de email: agora você deve criar as contas de email. Note que as contas de email que você criou na PACHOST agora não serão mais utilizadas. Ou seja, você pode deletar todas as contas de email no nosso servidor e criá-las no gmail. Clique em “Criar nova conta”. Defina o login e senha e pronto, conta criada! No nosso exemplo, a URL para acessar o webmail é https://www.google.com/a/seudominio.com.br/

Passo 7 – alterar MX: é necessário alterar a entrada de DNS MX do seu domínio. Isto é necessário para que nosso servidor informe que o google é o gerenciador de emails para seu domínio. Se isto não for feito então de nada servirá os passos anteriores. Acesse o seu cPanel e escolha a opção Entrada MX (EM E-MAILS) e altere a entrada MX para ASPMX.L.GOOGLE.COM. (sim, mantenha o ponto no final) – Após alterar, clique em save

Passo 8 – antes de configurar seu outlook você ou usuario dono do novo e-mail, terá que acessar seu e-mail via o endereço https://www.google.com/a/seudominio.com.br, (o novo endereço de seu webmail), tera que configurar seu e-mail para serviço pop, para fazer isso, acesse o e-mail, clique em configurações (fica no canto esquerdo superior), na nova janela procure a opção encaminhamento e pop, marque a opção encaminhar pop, clique em salvar mudanças e pronto.

Passo 9 – alterar servidor pop e SMTP no seu computador: se você utiliza POP/SMTP(outlook, etc), então deve alterar o endereço para que receba e envie as mensagens utilizando o servidor do google.

Para configurar a sua conta de e-mail, clique em [Ferramentas] na barra superior, e no menu que será mostrado, selecione [Contas...]
Após clicar em contas, será mostrada uma nova janela chamada [Contas na Internet], para cadastrar a sua conta, clique no botão [Adicionar] (que se encontra no lado direito dessa nova janela). Será mostrado um novo menu, selecione [E-mail...]
Um assistente será iniciado, este assistente vai lhe ajudar passo a passo a configurar a sua conta de e-mail, o primeiro item a ser colocado é o seu nome. Lembre-se que o nome colocado nesse campo, será anexado a todas as mensagens enviadas por você. Ao terminar, clique em avançar.

Agora que você selecionou um nome, escreva o seu e-mail (seu_login@seudominio.com.br). Ao terminar, clique em avançar.
Nos nomes dos servidores de e-mail, preencha da seguinte forma:

Servidor POP: pop.gmail.com Servidor SMTP: smtp.gmail.com

Para finalizar, você precisa configurar o seu logon no servidor de e-mail. No campo “Nome da conta” digite o seu e-mail (seu_login@seudominio.com.br), e no campo senha, digite a senha que você definiu no cadastro, clique em “Lembrar senha”. Ao terminar, selecione exigir logon usando autenticação de senha de segurança SPS e logo clique em propriedades ou mais configurações dependendo da versão do outlook.

Será aberta uma nova janela, mostrando as informações previamente cadastradas da sua conta, se preferir, você poderar substituir o mail.seudominio.com.br para qualquer nome, no exemplo usei “Conta MeuDominio”. Clique na pasta [Servidores].
Na pasta servidores, selecione a caixa “Meu servidor requer autenticação”. Após isto clique em avançado.
Voce deve marcar a opcão SSL (servidor seguro) para o POP (porta 995) e marcar a opção de autenticar o SMTP porta 465 selecionar a opcão SSL (servidor seguro)

Passo 10 – fim: pronto! Agora você já pode usufruir de todos os recursos oferecidos pelo gmail para seu domínio.

Observações importantes:

1. Você deve recriar as contas de email. O link para administrar as contas é https://www.google.com/a/seudominio.com.br/ (onde seudominio.com.br é o domínio que utilizou no cadastro). O login e senha foram criados por você no passo 4

2. Para fazer efeito você deve alterar o MX de acordo com o passo 7. Após alterar o MX pode levar até 48h no máximo para produzir efeito. Ou seja, durante este tempo algumas mensagens podem ainda chegar em nosso servidor e serem armazenadas lá.

Contrate a hospedagem e dominios com a PACHOST e desfrute de um suporte diferenciado, nos transferimos o seu site sem cobrar nenhuma taxa extra.

Suporte:
E-Mail: suporte@pachost.com.br
MSN: suporte@pachost.com.br
Ticket:  Click Aqui.

Chat: LiveZilla Live Help

Comentarios

  1. Essa dica é muito importante! Eu sempre quis configurar, mas sempre dá preguiça hehe

    Abraço.


    Richardson Porto
    maio 27th, 2009